Relatório 2013

Edição 2013

  • Tivemos 82 inscritos no evento. No dia 29/01/2013  ficamos na 50º posição no ranking mundial e na 5ª posição nacional;
  • Efetivamente tivemos 65 participantes. Um aumento de 35% de participantes em relação a edição de 2012. Um participante teve que abandonar a competição devido uma crise alérgica;
  • 14 projetos de jogos foram cadastrados
  • 11 projetos foram submetidos e apresentados
  • 14 equipes trabalharam na sede
  • 1 jogo não digital
  • 50% dos jogos foram desenvolvidos usando Unity, 3 jogos usando Game Maker, 2 jogos usando Flash/AS3 e 1 jogo desenvolvido usando Corona SDK;
  • Ninguém trabalhou sozinho, todos formaram equipe. Quem não tinha equipe integrou equipes que já estavam parcialmente formadas;
  • Menor equipe foi formada por duas pessoas, as maiores equipes tiveram 6 pessoas. Em média as equipes ficaram com 4.8 integrantes;
  • 92.4% dos jammers do sexo masculino, 7.6% dos jammers do sexo feminino (5 participantes do sexo feminino)
  • 58.5% de Porto Alegre e 13.8% de Novo Hamburgo. Também tivemos participantes das seguintes cidades: Alvorada (1), Torres (1), Cachoeirinha (3), Guaíba (3), São Leopoldo (2), Portão (1), Esteio (2) e 4 não informaram. Tivemos um participante de São Paulo.
  • 60% declararam-se com habilidades de Programação, seguido de Game design (53.8%) e Arte 2D ou 3D (47.7%). Pelo menos um jammer declarou-se com habilidade em pintura digital, design gráfico, gestor de equipe e pesquisa;
  • 76.9% são estudantes. Desses 67.5% são estudantes da Unisinos, 12.5% da Feevale. Também tivemos estudantes da PUCRS (1), SENAC-RS (1), UFRGS (3), ESPM-Sul (1) e UniRitter (2)
  • 80% dos estudantes cursam à graduação de Jogos Digitais . Tivemos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Produção Multimídia, Design Visual, Design Gráfico e Engenharia da Computação. Também tivemos alunos dos mestrados em Ciência da Computação e História.
  • Tivemos participantes da SwordTales, Napalm Studios, Otus Game Studio, Plan Marketing Digital, Submundo DigitalPanamerican School of Porto Alegre
  • 49.2% dos participantes responderam a avaliação do evento.
  • 72% consideraram a experiência excelente de participar de um game jam.
  • 34% acharam que aprenderam muitas coisas com a game jam.
  • 91% dos participantes  acham que a sede deve ficar aberta pelas 48 horas.
  • 100% dos participantes  gostariam de participar novamente da game jam.

Abaixo estão listados os pontos positivos da sede UNISINOS Porto Alegre:

Questões de infra-estrutura

  • Muitos banheiros em bom estado;
  • Local limpo e organizado;
  • Alimentação – máquina de lanches, cantina e máquinas de bebidas;
  • Iluminação;
  • Suporte permanente de professores;
  • Boa estrutura de salas, mesas e cadeiras confortáveis;
  • Ar condicionado funcionando durante todo o evento em todas as salas inclusive no local de descanso;
  • Internet rápida,
  • Segurança;
  • Salas grandes, com bastante espaço para as equipes; 
  • Salão principal de fácil acesso (perto da entrada);
  • O restaurante ficou aberto. O almoço do bar estava muito bom e era uma opção para quem procurava comida saudável ao invés de xis ou pizzas;
  • Organizadores e funcionários respeitosos e preocupados com o andamento do evento;
  • A facilidade da telentrega;
  • A possibilidade pouco explorada de uma churrasqueira;
  • O lugar para dormir – amplo espaço para descanso;
  • Uso dos quadros nas salas de aula disponíveis;
  • Ótimo chuveiro, ótima infraestrutura;
  • Local tranquilo e sossegado;
  • Salas que foram usadas para o desenvolvimento eram muito boas;
  • Local amplo, de fácil acesso. com supermercados próximos;
  • Estacionamento para quem tinha carro, almoço e café da manhã disponível no local.

Questões sobre a dinâmica da jam

  • A abertura com a apresentação de todos participantes foi boa pra descontrair.
  • A total liberdade para se acomodar e fazer o desenvolvimento do game
  • A liberdade que nós deram, nos fez ficar bem a vontade no ambiente, estava tudo bem limpo e bem climatizado.

Abaixo estão listados os pontos negativos da sede UNISINOS Porto Alegre:

  • O “chuveiro rústico”:
    • Chuveiro (bom, mas podia ser melhor)
    • Apenas um banheiro com chuveiro
    • Péssimo, em más condições e o lugar estava sujo
    • Não tinha lugar para colocar roupa de banho e itens de higiene pessoal.
  • A Alimentação
    • Ter janta e café
    • Refeitório em período limitado.
  • Sala Santander
    • Poucas tomadas
    • Problemas com a instalação elétrica: tinha poucas tomadas, nos forçando a usar diversos Ts de uma forma não muito segura.
    • Energia caindo na sala compartilhada
    • Todos jammers numa sala não muito grande (isso gerou um cheiro meio desagradável de suor lá dentro), 
    • As janelas dessa sala passaram as 48 horas fechadas
    • Sala Santander ficou o tempo inteiro sem pegar Sol e só tinha uma porta, fazendo com que não circulasse ar, tornando o ar de dentro fétido e abafado.”
  • Wi-Fi
    • Tivemos problemas com nossas senhas de visitantes para acessar o wireless, mas no segundo dia o problema foi resolvido apesar de ter demorado
    • Internet tava ruim de conectar no primeiro dia
  • Salas
    • Nem todos ficaram na mesma sala, muitos ficaram isolados no 3º andar, diminuindo a interação
    • Sala usada como dormitório não dava para fechar toda cortina, fazendo entrar luz do dia quando se queria dormir.
    • Poucas salas disponíveis para realização do evento
  • Geral
    • Longe de mercados
    • Senti muita falta de geladeira, porque eu não tinha caixa de isopor, e mesmo se tivesse ficaria muito contra mão levá-la da minha cidade até Porto Alegre.
    • Projetor sem cabo HDMI

Sugestões para 2014, críticas e elogios:

  • Um mural de avisos, pro pessoal colocar anúncios do tipo: Precisa-se de… Ou estou disponível para…
  • Quando possível, acesso local a instaladores disponíveis para o evento, para liberar banda e evitar atrasos.
  • Rede para colaboração
  • Ótima organização, parabéns para toda os mestres envolvidos.
  • Acho que se a Unisinos disponibilizasse mais algumas salas seria interessante.
  • Uma melhor divulgação
  • Todos participantes em um mesmo espaço pra incentivar a interação.
  • Melhor internet e disponibilidade de tomadas.
  • Mais organização na criação de equipes novas: algumas ficaram só com programadores, faltando artistas. Deveria ser dividido melhor.
  • O evento na Unisinos foi excelente de maneira geral, fiquei muito contente em participar.
  • Incentivem o pessoal a fazer JOGOS, não power point, videos, fotos, ilustrações
  • Não vi sentido no sistema de votação para destaques, isso é até contra a política da GGJ, por mim poderia ser descartada.
  • Não chego à fazer criticas, só comentários e sugestões, o evento foi excelente.
  • Creio que poderia ser disponibilizado uma sala com computadores da Unisinos
  • Os critérios de avaliação no final são muitos e um tanto confusos, por exemplo, é estranho que seja incentivado a fuga do tema, como “”o jogo mais criativo””, mas o contrario, “”jogo mais fiel ao tema”” não exista.
  • Poderia ser melhor apresentados os “”diversificadores””, eu só fiquei sabendo quais eram depois que já definimos a idéia do jogo no sábado.
  • Na minha opinião, deixar a Unisinos aberta durante o evento foi um grande avanço em comparação ao GGJ anterior, tudo melhorou, a convivência com os jammers, os jogos e etc. Vocês realmente estão de parabéns!
  • Para o próximo evento pretendo levar bandeiras de aviso, uma para mostrar que o jogo ta em desenvolvimento e outra pra mostrar que já pode ser testado e jogado.
  • As apresentações devem ser mais rápidas e focadas em mostrar o jogo em si, não em falar das ideias que o grupo teve, nos modelos, nos concepts etc. Enquanto um membro da equipe fala os outros jogam, sem Power Point (com exceção dos jogos de tabuleiro)
  • Além disso, não acho que a votação no final ajude muito a Jam. Não sei se a ideia é fazer com que todos vejam as apresentações dos outros, mas se for isso não funciona bem. Ainda mais com o salchipão esperando lá fora.
  • No geral o evento foi muito bom, teve uma boa estrutura. Acredito que poderia melhorar em alguns pontos como os banheiros com chuveiros, dividir melhor as salas, criar umas para dormitórios e outras para desenvolvimento. Estudar melhor a parte de distribuição de energia e wi-fi, para evitar os problemas que aconteceram.
  • Muitas pessoas comentaram sobre ter camiseta do evento, acho que seria legal fazer e vender no local. É bacana para aqueles que querem guardar alguma recordação do evento, além do projeto é claro.
  • Sala para abrigar todos os jammers maior, eu preferiria a opção de poder ficar distribuido em várias salas como foi em 2012 mas bem na verdade passei muito tempo nos sofás da frente da sede.
  • Meus parabéns à organização, ótimo evento, nada a acrescentar.
  • A ideia de juntar o pessoal em uma só sala é muito boa, pena que a energia não aguentou. Seria bom se no próximo evento fosse possível ter estrutura para ficar todos na mesma sala.
  • Melhor orientação para a submissao dos jogos ao fim da Jam, muitos alunos nao sabiam como proceder nos sites, principalmente no GitHub, e por isso acabaram nao submetendo seus jogos.
  • Fazer novamente o uso de salas de aula para desenvolvimento de algumas equipes, possibilitando assim trabalhar em um lugar que possa ser arejado durante o dia.
  • Usar uma sala com uma melhor cortina para servir como dormitório.
  • Disponibilizar mais salas para separar melhor os grupos, 
  • Apesar do subdimensionamento das tomadas de rede elétrica, o fato foi solucionado sem muitos problemas, e a estrutura da sede comportou bem os participantes do evento. Com certeza participarei do próximo se possível. Foi uma experiência gratificante para mim.
  • Mudar a sala do evento, preparar salas reservas, aumentar numero e capacidade das tomadas, melhorar higiene do banheiro (chuveiro) disponibilizar mais mesas (se o numero de pessoas aumentar) e se possível (não sei se foi falha ou se era parte do cronograma) as 19h ja estar iniciando o processo de produção do game e já ter concluído o Keynote do jam.
  • Foi um ótimo evento e espero que o evento de 2014 seja no mesmo nivel. Ficar aberto 24 horas foi ótimo, deixando os grupos mais unidos. O happy station abrindo para almoço foi muito bom, recarregando energias.
  • Sentiu-se que o evento, nesta sede, evoluiu bastante. A estrutura da Unisinos e a disponibilidade por deixar a sede aberta foram fundamentais para a melhora. Seguindo neste padrão, o evento já fica muito bom. O que resta é trabalhar nos detalhes.
  • Apesar dos pequenos problemas iniciais, elogio a estrutura e organização da UNISINOS, simplesmente excelente. Muito obrigado!

Sugestões de 2012 implantadas em 2013

  • TOTALMENTE
    • Possibilidade de ficar aberto durante a noite;
    • Seria interessante se o evento fosse realizado no auditório. O pessoal se dividiu nas salas, e mesmo dentro das salas, a interação não foi tanta o quanto poderia ser;
    • Gostei das premiações, apesar de não ser competitivo;
  • PARCIALMENTE
    • Ampliar divulgação em outras faculdades onde poderiam haver interessados, como a PUC, Feevale, ESPM e UFRGS. (as coordenações dos cursos foram contatadas, algumas pessoalmente solicitando para efetuar a divulgação. Usamos mais intensamente as redes sociais. Para ampliar a divulgação teríamos que aumentar os custos com impressos, logo iríamos necessitar cobrar inscrição ou ter patrocínio)
    • Fazer um cartaz com os horários e localizações próximas ao evento. (não entendi :-D) (procuramos colocar impresso informações gerais sobre alimentação, local pra dormir)
    • Estudar uma possível liberação dos chuveiros do ginásio do colégio Anchieta para que os Jammers possam se renovar (ficar mais limpos); (os banheiros do Anchieta ainda não conseguimos 🙂)
  • DEIXADA PARA 2014
    • Fazer outra jam, talvez não incentivado pela IGDA, ainda neste ano; (logística de uma jam nesse formato é muito complexa de ser feita mais de uma edição anual. Outras jams existem. O chapter pode ajudar na divulgação das jams)
    • Que a premiação fosse feita no dia ao estilo “the oscar goes to”; (em função do horário é dificil contabilizar os votos no final do evento e já divulgar no final)
    • Façam na Unisinos de São leopoldo, mesmo para quem mora no centro de POA é muito mais fácil ir até a Unisinos de São Leopoldo do que a de POA. (a maioria mora em POA e acha o acesso mais fácil. Até o presente momento, em termos de infra é mais fácil realizar em POA também)

Uma opinião sobre “Relatório 2013

    ivan cavalheiro disse:
    8 de Fevereiro de 2013 às 13:40

    Faltou dizer que teve 1 participante da Vox studios.

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